Publicação referente à Lei 14.611/2023 que aborda a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.
Publicação referente à Lei 14.611/2023 que aborda a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.
Publicação referente à Lei 14.611/2023 que aborda a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.
No mês de novembro a Companhia Minuano de Alimentos realizou uma simulação de emergência vazamento de amônia, resgate de vítimas e evacuação na unidade Abatedouro Frigorífico de Lajeado. A ação fez parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e foi coordenada pelo SESMT, contando com apoio de diversos setores.
O Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado também participou da ação com a presença de um caminhão ABRT – Auto Bomba Tanque Resgate e uma ambulância AA - Auto resgate, além dos profissionais que atuaram na simulação de vazamento de amônia e resgate de vítimas, operando em conjunto com o corpo de brigadistas da empresa.
O simulado é uma importante ferramenta para que os brigadistas possam praticar o conhecimento teórico em um ambiente controlado, evidenciar pontos de melhoria e condicionar o comportamento dos brigadistas e colaboradores, garantido uma resposta eficiente em situações reais.
No dia 14/10/2021 o Abatedouro Frigorífico da Companhia Minuano de Alimentos, situado na cidade de Lajeado, recepcionou a ilustre visita de representantes do MAPA. Na ocasião, estavam presentes José Guilherme Tollstadius Leal - Secretário de Defesa Agropecuária (SDA); Ana Lúcia de Paula Viana - Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA); Elenita Ruttscheidt Albuquerque – Chefe da Divisão de Relações Interinstitucionais (DRIN); Leandro Casagrande – Coordenador da Coordenação de Caracterização de Risco (CRISC); Allan Rogério de Alvaregna - Auditor Fiscal Federal Agropecuário da Divisão de Inspeção (DINSP); Marcio André Todero – Chefe do 10º Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (10º SIPOA); Paulo Marcel Armendaris Rodriguez – Auditor Fiscal Federal Agropecuário do 10º SIPOA; Fernando Luiz Freiberger - Auditor Fiscal Federal Agropecuário do SIF 3742 e, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Serviço de Inspeção Federal local – SIF 1661, Adriano da Silva Guahyba e Caroline Posser Simeoni.
Participaram também da visita os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Arlei Coldebella e Luizinho Caron, bem como a Professora Liris Kindlein, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na oportunidade, a Diretoria da empresa juntamente com a Gerência e equipe multidisciplinar da unidade puderam apresentar às autoridades as atividades da planta e estreitar o relacionamento com os representantes do setor avícola, solidificando ainda mais essa importante parceria.
O mês de Agosto é chamado de #AgostoLilás em prol de conscientizar, informar e sensibilizar sobre as formas de combater a violência contra a mulher. Esse mês foi escolhido por causa da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006. A lei cria mecanismos para coibir e prevenir a agressão ambientada na convivência familiar.
#NãoSeCale, caso você presencie qualquer tipo de violência, denuncie.
CRAM (Centro de Refêrencia e Atendimento à Mulher)
Telefone/Whatsapp: (51) 98048.3256
A Companhia Minuano de Alimentos está realizando uma série de seleções de candidatos. As ações ocorrem em diferentes municípios, como Taquari, Lajeado, Estrela e Arroio do Meio, e tem o objetivo de estender a comunidade diversas oportunidades de emprego e preencher o quadro de colaboradores.
De acordo com a Supervisora de Recursos Humanos da Unidade Abatedouro Frigorífico -F1, Graciela Halmenschlager “O objetivo é captar mão de obra qualificada para estar contribuindo para o alcance dos resultados da empresa. Para alcançar este objetivo é importante identificar candidatos que estejam de acordo com o perfil que a empresa busca.”.
Ao longo da última semana, mais de 100 candidatos já participaram das seleções realizadas e novas ações continuam acontecendo nos próximos dias, oportunizando vagas em diversos setores, com foco para Operadores de Produção em ambos os turnos. Os candidatos interessados devem comparecer na empresa munidos de seus documentos. Mais informações podem ser conferidas nas Redes Sociais da empresa e na aba “Trabalhe Conosco” do site www.minuano.com.br
A Companhia Minuano de Alimentos, ao longo destes 75 anos de história sempre cultivou entre os seus valores a ética de suas ações e o respeito as pessoas e a comunidade, que acolhe e apoia a empresa incondicionalmente.
Desta forma, a Companhia busca através de suas ações reverter a comunidade e especialmente aos seus colaboradores todo o carinho que recebe, reafirmando o compromisso com os seus valores.
No mês de junho a Minuano mais uma vez realizou a doação de colchões para pessoas que precisavam. A ação partiu da direção, e envolveu diversos setores da empresa, como o setor de Recursos Humanos – Departamento Organizacional, Logística, Marketing e Assistentes Sociais, e contemplou com a doação pessoas que haviam solicitado através do preenchimento de cadastro, disponibilizando colchões para moradores das cidades de Lajeado e de Estrela.
No ano de 2020 a empresa já havia realizado a doação de colchões, cobertas, móveis e outros materiais para a comunidade e colaboradores que foram atingidos pela enchente histórica do rio Taquari, em diversos municípios do Vale do Taquari.
No início do mês de junho, a unidade Fábrica de Embutidos – F2 da Companhia Minuano de Alimentos foi mais uma vez reconhecida como uma das maiores indústrias do município de Arroio do Meio, referente ao ano base de 2020, figurando como a 6ª maior.
O reconhecimento foi concedido através de ofício entregue pela administração municipal do município, durante visita a unidade. Estiveram presentes o Prefeito, Danilo José Bruxel, a Vice-prefeita, Adriana Celestina Meneghini Lermen, o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schwarzer e a Assessora de imprensa, Daiane Kalsing. A Companhia foi representada pelo gerente da unidade Joacir Salvi e pela Diretora Margareth Schacht Herrmann.
Na oportunidade, os representantes da administração municipal puderam conhecer a planta fabril, estreitar laços entre as partes e consolidar o compromisso mútuo de seguir proporcionando condições para o desenvolvimento da empresa, seus colaboradores e da comunidade de Arroio do Meio.
O resultado é reflexo dos esforços da Companhia, que se movimenta no sentido de revigorar a marca no Mercado Interno através da operação de produção de embutidos, consolidando-se como uma referência do segmento para os consumidores gaúchos, e das operações de exportação dos seus países. Atualmente, os produtos da unidade são exportados para mais de 30 países do mundo inteiro, e os principais destinos são países como Nigéria, República do Congo, Benin, Angola, Guiana e Singapura, com volumes superiores a 1.200 toneladas, consolidando a marca globalmente.
Prestes a completar 75 anos de história, a Companhia Minuano de Alimentos segue empenhada em reafirmar os seus valores de compromisso com os clientes, ética nas suas ações, e respeito às pessoas, comunidade e meio ambiente, através de uma série de ações que visam garantir o retorno a toda sociedade.
Tradicionalmente, a empresa adere a campanha do Maio Amarelo, promovendo ações internas com o intuito de chamar a atenção de seus colaboradores para os altos índices da violência no trânsito. No ano de 2021, o SESMT/CIPA promoveu a campanha temática “A paz, o respeito e a responsabilidade”.
Realizada em todas as unidades da Minuano, a campanha contou com espaço decorativo temático, distribuição de material impresso orientativo e dinâmicas alusivas, baseadas no questionamento aos colaboradores: Quem é você no trânsito? O que você faz para contribuir com a Paz no trânsito?
O principal objetivo da campanha é promover a empatia e a humanização para com as estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas no trânsito, sejam elas pedestres, ciclistas ou motoristas.
A campanha de Maio Amarelo é mais um esforço da Companhia Minuano de Alimentos em garantir o bem-estar dos seus colaboradores e contribuir para a melhoria da comunidade que tão bem nos acolhe nesses 75 anos.
Em junho de 2021 a Companhia Minuano de Alimentos celebra o seu 75º aniversário. Fundada por Norberto Jaeger em 12 de junho 1946, a empresa tornou-se uma referência no segmento de alimentação no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul.
Prestes a comemorar mais um aniversário, a empresa tem buscado alternativas para celebrar essa data tão importante, respeitando todos os protocolos impostos pela pandemia da COVID-19. A primeira ação é uma parceria entre a empresa e a Transportes Barcelos, responsável pelo deslocamento dos colaboradores da CIA. Em uma ação inédita, a empresa apostou na mídia do Busdoor como ponto de contato com seus consumidores de diferentes cidades do Vale do Taquari.
Divididos entre publicidade de produtos e propaganda institucional, os ônibus adesivados estão circulando desde o início do mês de maio por cidades como Lajeado, Taquari, Estrela, Roca Sales e Venâncio Aires.
Outras ações estão sendo programadas ao longo do mês de junho, junto aos colaboradores e a comunidade que há 75 anos nos acolhe, apoia e impulsiona
Durante os dias 03 à 07.08.2020, foi realizado na sede da Matriz da Companhia Minuano de Alimentos, em Lajeado, o curso de Facilitadores Do Pacto Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Lajeado, com o objetivo de disseminar a cultura da paz dentro das organizações, promovendo o diálogo nas relações de trabalho para atuar na prevenção de conflitos. Foram selecionados 10 funcionários da companhia para realizar o curso, que teve a duração de 20h.
O encerramento do curso contou com a presença do prefeito de Lajeado Marcelo Caumo do Promotor da Justiça Sérgio Diefenbach, direção da empresa e outras autoridades. Na oportunidade, os formandos receberam os certificados de conclusão e Kit de produtos Minu.
A analista de Recursos Humanos da Minuano, Eduarda Lenz Elkin, contou que a participação nos encontros foi uma experiência diferente de muito aprendizado. "A cada novo encontro, me sentia mais conectada com meus colegas e comecei a olhar para eles de maneira diferente. Percebi também a mudança deles a cada encontro, alguns estavam bem retraídos no início e com um pouco de estranheza. Mas durante o curso, e principalmente no último dia, ficaram totalmente conectados com o grupo e com a experiência, porque conhecemos um ao outro de maneira mais profunda. Acredito que isso vai impactar no dia a dia de cada uma das equipes".
No inicio do mês de julho de 2020 o Vale do Taquari foi atingido pela maior enchente dos últimos 64 anos, deixando dezenas de famílias desabrigadas. A microrregião de Lajeado foi uma das mais atingida, e muitas famílias perderam tudo.
Nos dias seguintes a cheia, a Companhia Minuano de Alimentos iniciou uma campanha de arrecadação de doações, visando ajudar a comunidade e seus colaboradores. A campanha arrecadou roupas e calçados, alimentos, cobertas, itens de higiene e materiais diversos, que foram repassadas aos que necessitavam. A empresa também doou colchões e cobertas para algumas famílias de colaboradores que foram mais atingidos.
A Johann Alimentos, distribuidora do ramo de alimentos localizada na região metropolitana, e que é uma das mais antigas e importantes parceiras comerciais da Minuano doou a empresa 35 colchões e 35 cobertas para que fossem repassadas aqueles que foram atingidos pela cheia.
As doações estão sendo entregues desde a semana seguinte a enchente e seguem acontecendo enquanto houver a possibilidade. Diversas pessoas já foram beneficiadas em diversas cidades como Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado.
A Companhia Minuano de Alimentos agradece a comunidade e principalmente a Johann Alimentos pelo gesto de caridade, que auxilia para que essas pessoas possam seguir suas vidas com dignidade e um pouco mais de conforto neste momento difícil de suas vidas.
Portal de compras Minuano
Desde o início do mês de julho a Companhia Minuano de Alimentos conta com um portal de compras, pensado para agilizar o contato entre a empresa e os fornecedores. A plataforma permite que os fornecedores se habilitem a atender a empresa de forma rápida e 100% digital, acompanhem os pedidos e demandas da área de suprimentos e se comuniquem com a empresa de maneira eficiente, além de muitas outras ferramentas. A ferramenta torna todo o processo mais transparente e confiável, e está de acordo com as práticas de compliance, cada vez mais observadas e adotadas pela Minuano.
Desde o lançamento da ferramenta, a empresa busca novos fornecedores que estejam interessados em atender as suas demandas. Para se cadastrar é facíl, basta acessar Portal de Compras Minuano
O Laboratório de Análises Microbiológicas da Cia Minuano possui reconhecimento da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul para a norma ABNT/ISO IEC 17025 desde 2017.
Possuir a competência técnica reconhecida possibilita à empresa a credibilidade dos relatórios de ensaio emitidos pelo laboratório para a garantia da qualidade da produção e apresentados ao Ministério da Agricultura, através do SIF instalado e atuando permanentemente na empresa.
Para manter esse nível de qualidade, realiza-se uma série de atividades exigidas pela norma, entre elas, a rastreabilidade total dos dados brutos das análises, o uso de microrganismos de referência (cepas) para confirmação dos ensaios diários, a calibração dos equipamentos, e a participação em programas de proficiência, por exemplo.
Os programas de proficiência tem o objetivo de comparar os resultados de diferentes laboratórios para um mesmo tipo de ensaio (exame) de um mesmo tipo de amostra e verificar se estes permanecem dentro de uma margem aceitável ou se são iguais, quando se compara ensaios qualitativos, onde o resultado possível é: ou presença ou ausência.
A cada ano, o laboratório da Cia Minuano realiza comparações em pelo menos metade de seu escopo de serviços, ou seja, cerca de 10 ensaios/ano representando um investimento aproximado de 10 mil reais.
Neste ano tivemos a oportunidade de participar de um programa internacional visto que não há programas nacionais para um microrganismo em específico: Campylobacter spp. A proficiência foi realizada com o provedor LGC, do Reino Unido. Participaram 64 laboratórios na comparação e destes 60 foram proficientes, incluindo o Laboratório da Minuano
Na segurança de alimentos Campylobacter é uma das principais causas de diarreia em humanos, em vários países superando Salmonella em importância. Este microrganismo é muito frequentemente associado com a síndrome de Guillain-Barré e gastroenterites agudas veiculadas por alimentos.
Campylobacter é um organismo zoonótico (provoca doenças em animais que podem ser transmitidas a humanos) encontrado no trato intestinal de vários animais. As aves são referidas de forma particular como vetor do microrganismo, pelo que são consideradas uma das principais causas de Campilobacteriose, quer pelo seu consumo (mal cozidas) ou como fonte de contaminação cruzada de outros alimentos prontos a consumir como, por exemplo, as saladas.
Este microorganismo é muito sensível ao ar, secagem, baixo pH, aquecimento, congelamento e estocagem prolongada, podendo sofrer injúrias que dificultam sua detecção. Provavelmente, por essas características, poucos laboratórios trabalham com a oferta desse serviço de análise o que se reflete também nos programas de comparações interlaboratoriais.
Para ter uma ideia, no Brasil, de todos os laboratórios privados credenciados no Ministério da Agricultura, apenas cinco que realizam essa análise. Sendo dois no Paraná e três em São Paulo.
Esse resultado, obtido pelo Laboratório, é motivo de muito orgulho e por isso merece ser compartilhado! Representa a qualificação técnica da equipe do laboratório, a dedicação de todos os setores de apoio que dão suporte às atividades e evidencia mais uma vez, o comprometimento da direção da empresa com os investimentos necessários para permitir a manutenção do Reconhecimento do Laboratório.
O laboratório atende somente demandas internas e o escopo de reconhecimento do laboratório pode ser consultado neste link: https://redemetrologica.com.br/laboratorios-reconhecidos/1128
Seguindo com as medidas para evitar e combater a propagação do Coronavírus e zelar pelo bem estar dos colaboradores e seus familiares, a Companhia Minuano de Alimentos disponibilizou cerca de 2 mil kits de prevenção para os colaboradores das 7 unidades de sua planta fabril.
Compostos por álcool gel, máscaras, sabonete e materiais informativos sobre medidas de prevenção e confecção de máscaras caseiras, os kits foram entregues de forma gratuita aos colaboradores, para que pudessem estender os cuidados aos seus familiares e suas casas.
A entrega dos kits faz parte de uma série de ações da Companhia Minuano de Alimentos no enfrentamento do COVID-19, e reforça a preocupação e o compromisso da empresa com a segurança e saúde dos colaboradores.
A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos da Companhia Minuano de Alimentos contou com a presença do campeão paralímpico de goalball, Alex Celente. A SIPAT é voltada para a promoção do conhecimento e conscientização do público interno sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes.
A atividade foi organizada pelo RH juntamente com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e realizada em parceria com o Sesi, representado por Leonardo Oldenburg, da unidade de Lajeado, e Rotechild Prestes, de Porto Alegre.
Na oportunidade também foi destacado o programa de inclusão da Minuano: “Incluir para Somar – Diferentes são as Oportunidades”. A missão da iniciativa é contar com uma pluralidade de colaboradores e desenvolver seus potenciais, proporcionando às pessoas com deficiência oportunidades de trabalho adequadas às suas condições.
O atleta gaúcho palestrou na Matriz e para os colaboradores do 1º e 2º turno do frigorífico (F1). A ação teve como objetivo abordar a inclusão de pessoas com deficiência no esporte e no mercado de trabalho.
Alex contou sua história pessoal e com o goalball (modalidade praticada exclusivamente por pessoas com deficiência visual, baseada nas percepções tátil e auditiva). Ele ainda passou para o público as medalhas que conquistou em Jogos Paraolímpicos, além da bola de goalball, desenvolvida exclusivamente com um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. Durante a atividade, Alex também respondeu a dúvidas e posou para fotos.
Sobre o palestrante
Alex Celente é gaúcho, e deficiente visual desde os 5 anos. Apaixonado por esporte desde pequeno, começou a competir em campeonatos de goalball com 15 anos.
Colecionador de várias medalhas, o atleta participou ativamente da evolução do esporte. Pela Seleção Brasileira de Goalball, Alex ganhou prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foi campeão mundial da IBSA na Finlândia em 2014, ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011 e em Toronto em 2015, prata no Parapan-Americano na IBSA em 2009 e bronze no Parapan-Americanos da IBSA nos Estados Unidos em 2013.
Outras atividades
Além da palestra com Alex Celente, também foram realizadas oficinas sensoriais em todas as unidades. As ações foram conduzidas por um educador físico e profissionais de saúde do Sesi, que envolveram os colaboradores em vivências que simulavam o cotidiano de portadores de deficiências, demostrando a realidade do dia a dia destas pessoas.
A Companhia Minuano de Alimentos conta com o Laboratório Central de Análises Físico-Químicas e Microbiológicas, desde 1996. Localizada junto ao Abatedouro de Lajeado – F1, a atual estrutura permite a realização de até 3.800 ensaios microbiológicos e 2.500 ensaios físico-químicos por mês. O Laboratório possui no quadro seis funcionários efetivos e um estagiário.
O laboratório atende as unidades Abatedouro de Lajeado - F1, Fábrica de Embutidos - F2 e Fábrica de Rações. Atende ainda a ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, a ETA – Estação de Tratamento de Água e os sistemas de aquecimento e resfriamento de água - Caldeiras. Também são realizadas análises em alimentos, atualmente demandados pela F1, no que se refere à composição.
O laboratório de análises Microbiológicas possui reconhecimento da Rede Metrológica do Rio Grande Sul para a ISO/IEC 17025. Isso que significa que os resultados emitidos possuem confiabilidade e rastreabilidade da medição. Vale destacar que poucas empresas possuem a estrutura laboratorial e essa competência técnica reconhecida.
O escopo de análises é amplo, e atende praticamente toda a demanda da produção da Fábrica F1 e dos Industrializados F2. O escopo reconhecido pode ser consultado aqui: https://redemetrologica.com.br/laboratorios-reconhecidos/1128
Recentemente, no mês de julho, o Laboratório passou pela Auditoria de Renovação e Ampliação de Escopo do Laboratório junto à Rede Metrológica/RS. Obteve-se como resultado a aprovação para continuidade do Reconhecimento de competência técnica perante a ISO/IEC 17025 nova versão 2017 e ampliação do escopo com Ensaios e Amostragem.
Nota oficial ao publico sobre tentativa de estelionato que a Companhia Minuano de Alimentos vem sofrendo.
Buscando valorizar o próximo e promover uma corrente do bem, a unidade da Companhia Minuano de Alimentos, Fábrica de Embutidos – F2 promoveu uma campanha de arrecadação de agasalhos com os colaboradores da unidade. A ação faz parte da Gincana da Qualidade, que está acontecendo desde o mês de junho com o objetivo de reforçar as boas práticas de fabricação e assegurar a qualidade dos produtos Minu. A ação que durou poucos dias arrecadou mais de 7 mil peças de roupas e cobertores, que foram distribuídos a comunidade.
A entrega aconteceu no dia 23 de julho, e foi realizada pela comissão organizadora da gincana. As entidades beneficiadas foram o CRÁS e o Hospital São José de Arroio do Meio, e a associação Simon Bolivar, do Bairro Santo Antônio de Lajeado. Conforme destaca Joacir Salvi, gerente da unidade “Ficamos muito surpresos com a quantidade de doações que aconteceram, agradecemos as equipas que não mediram esforços para ajudar quem necessita. Afinal foram 7.316 peças de roupa arrecadadas. Parabéns a todos!”. A ação reflete a preocupação da empresa em retribuir a comunidade onde está inserida, o carinho que recebe.
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro acontece em Dubai, nos Emirados Árabes a 24ª edição da Gulfood. Considerada a maior feira do segmento de alimentos e bebidas do Oriente Médio, a feira conta com a participação de mais de 4 mil expositores do mundo inteiro, e espera a visita de 100 mil pessoas.
O evento, que acontece no Dubai World Trade Center, tem como tema dessa edição "O mundo do bem, o mundo da comida", e ao longo dos 5 dias irá tratar de assuntos como as tendências de consumo, novos sabores e oportunidades de consumo. Ao participar da feira, a Minuano tem o objetivo de fortalecer laços, fazendo a manutenção das vendas, além de buscar novas oportunidades.
Para mais informações e agendamento de reuniões, entre em contato com a equipe comercial através do endereço export2@minuano.com.br
Companhia Minuano will be present at the largest food fair in the Middle East.
The 24th edition of Gulfood will be held in Dubai, United Arab Emirates from February 17th to 21st. Considered the largest fair in the food and beverage segment of the Middle East, the fair is attended by more than 4 thousand exhibitors from around the world. For the fair, are expected more than 100 thousand visitors.
The event that happens at the Dubai World Trade Center, come with the theme of this edition "The world of good, the world of food" and over the 5 days will address issues such as consumer trends, new flavors and consumer opportunities. The company’s goal is to strengthen ties with customers, maintain sales, and seek new opportunities.
For more information and meeting scheduling, do not hesitate in contact the sales team at export2@minuano.com.br.
A Companhia Minuano de Alimentos promoveu a campanha "Um Grande Laço de Amor" em suas unidades. Durante a ação, a equipe de Recursos Humanos visitou as unidades, para falar sobre a existência e importância das campanhas do Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. A ação tem a missão de falar sobre o objetivo dessas campanhas, proporcionar informação e principalmente falar sobre a prevenção. Na oportunidade, os colaboradores de diversos setores formaram um laço, que é o símbolo das campanhas de prevenção. Na data, os presentes receberam informações sobre cada um dos meses, sobre a importância da prevenção e também sobre formas de tratamento.
Entenda um pouco sobre os meses de prevenção:
Outubro Rosa: O movimento surgiu nos Estados Unidos, quando ações de prevenção e concientização começaram a surgir nos anos 1990. O objetivo da ação é dar visibilidade ao Câncer de Mama, difundindo informação, lutando pelo tratamento e gerando consientização. Hoje o movimento está difundindo ao redor do mundo todo, e faz parte do Calendário Nacional de Prevenções.
Novembro Azul: O mês de concientização ao Câncer de Próstata é um movimento que teve início no ano de 1999, na Austrália, quando Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a campanha ganha cada vez mais notoriedade, e já faz parte do Calendário Nacional de Prevenções.
Dezembro Vermelho: Esse é o mês de prevenção a AIDS, e foi criado no ano de 1987 pela ONU, e tem a missão de orientar sobre a prevenção do vírus HIV. Duranto o mês, são desenvolvidas atividades de solidariedade, tratamento e reforço contra a doença, que tem uma das taxas de óbito mais altas no mundo.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado e as rádios Independente AM e Tropical FM promoveram o evento Parque Rosa no Parque Histórico de Lajeado. Casas e árvores deste ponto turístico foram iluminadas na cor rosa em homenagem ao mês de prevenção ao câncer de mama. A Minuano se fez presente através de um estande com degustação de produtos e participação de uma ala de colaboradores na caminhada que percorreu ruas do centro da cidade chamando atenção do público que circulava pelo local.
O evento contou com cerca de 300 pessoas. Os produtos degustados no estande da Minu foram linguiça tipo calabresa, peito defumado de frango, quitute de frango e cachorro quente feito com salsicha Minu.
O Jubilados 2018 foi um evento marcante para a Companhia Minuano de Alimentos. Foi um momento de reconhecer e homenagear a fidelidade dos colaboradores que completam durante esse ano, 10, 15, 20, 25, 30 ou mais de 30 anos de empresa. Cada um recebeu um troféu e uma bonificação.
Para homenagear cada um deles, estiveram presentes o presidente do nosso conselho administrativo, Antônio Carlos Rago Cano, a diretora presidente Margareth Herrmann, a diretora industrial Carla Diedrich e a diretora administrativa Cynthia Vello e ainda os gerentes, coordenadores e supervisores de setor da companhia.
Para abrilhantar o momento, os convidados foram surpreendidos com apresentação da Orquestra do SESI e a presença do Mascote Minuzinho, que posou para foto com cada Jubilado no momento da entrega do troféu.
Para homenagear os Jubilados, o evento fez referência às bodas, onde cada ano recebeu um significado e uma denominação especial. Assim, foram comemoradas as seguintes bodas:
10 anos - Bodas de Zinco
15 anos - Bodas de Cristal
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de Pérolas
31 anos - Bodas de Madrepérola
32 anos - Bodas de Pinho
33 anos - Bodas de Crizôpola
34 anos - Bodas de Oliveira
35 anos - Bodas de Coral
38 anos - Bodas de Carvalho
Desde 2015, o Brasil instituiu o Setembro Amarelo como uma campanha de prevenção ao suicídio. Companhia Minuano de Alimentos abraçou a causa e colocou o assunto em debate junto aos colaboradores.
A F1 recebeu a visita CAPS AD para conversar com o quadro de colaboradores do 1º turno, com o objetivo de divulgar este assunto como forma de prevenção. Para o segundo turno, foi reservado um momento de conversa, através de “mitos e verdades” sobre o suicídio, oportunizando levar mais informações e também clarificar conceitos que são divulgados e não são verdades.
A F2 divulgou textos e cartazes nos locais de uso comum e a Matriz distribuiu mensagens aos colaboradores.
O programa Mamãe Minuano promoveu na F1, o Encontro das Gestantes no dia 12 de Setembro, no qual a supervisora de RH Graciela Halmenschlager repassou às gestantes informações a cerca de como funciona seu afastamento para licença maternidade e quais documentos devem ser encaminhados ao setor de RH/Enfermaria.
Também foi explicado sobre realização de férias após a licença maternidade e os procedimentos necessários para quem tem Unimed.
Participaram 15 gestantes, sendo 7 do 1º turno e 8 do 2º turno.
Um agradecimento especial aos colaboradoras que auxiliaram no serviço de tradução para as colegas estrangeiras: Madoche Milliard e Karl Mahotiere.